XXII Encontro da Rede de Estudos Ambientas de Países de Língua Portuguesa

Data de Fim: 2 de Dezembro de 2021

Universidade Responsável: Universidade de Cabo Verde

Apresentação:

A Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP) irá realizar o próximo encontro no Novo Campus da Universidade de Cabo Verde, entre 29 de novembro e 1 de dezembro de 2021, com o tema “Desafios da Investigação ambiental em países de língua portuguesa. Estratégias de resiliência em contexto de crise”

A Universidade de Cabo Verde iniciou a sua colaboração com a REALP em 2004, tendo oficialmente integrado como membro efetivo em 2011. Uma das grandes marcas da participação da Universidade de Cabo Verde na REALP é Projeto Científico e Pedagógico de Doutoramento Internacional em Gestão e Políticas Ambientais (DGPA), cuja primeira Edição, prestes a terminar, foi implementado em parceria com 13 Universidades de 4 países de língua Portuguesa; nomeadamente, Cabo Verde, Portugal, Brasil e Angola.

O XXII Encontro da REALP será realizado em três momentos diferentes. Num momento inicial no dia 29 de novembro, será feita uma homenagem ao Prof. João Nildo de Souza Vianna e ao Doutor Leão Carvalho, que recentemente nos deixaram. Refira-se que o Prof. João Nildo era o representante Internacional da REALP e integrante da Comissão Científica; o Doutor Leão Carvalho foi o primeiro estudante a apresentar e defender o doutoramento. Num segundo momento a decorrer nos dias 29 e 30 de novembro, será realizado o Seminário Científico, em sessões paralelas. No terceiro momento, no dia 1 de dezembro, será lançado um Livro com os Resumos dos trabalhos já discutidos e aprovados do Doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais (DGPA),  onde igualmente constaram testemunhos dos docentes que lecionaram, orientaram ou fizeram parte dos júris das provas de doutoramento, relatando a experiência/interesse/motivação na colaboração com o DGPA e, também, na relação/colaboração/ vivência com o Prof. João Nildo e com o Doutor Leão Carvalho. Facultativamente, no dia 2 para os participantes que permanecerem em Cabo Verde, está prevista uma visita a um Parque Natural.

Contamos com a participação de todos os que se queiram juntar a esta iniciativa coletiva do Mundo da Língua Portuguesa, na reflexão conjunta de questões ligadas ao ambiente e desafios futuros, e teremos muito gosto em acolhê-los na Universidade de Cabo Verde