Membros

São membros da REALP, as instituições que assinaram o protocolo. Contudo o trabalho é desenvolvido por um grupo de professores e investigadores.

  • Manuela Morais

    Manuela Morais

    Laboratório da Água, Centro e Geofísica de Évora, Universidade de Évora, Portugal

    mmorais@uevora.pt

    Doutorada em Biologia é especialista em: Limnologia; qualidade da água; qualidade ecológica e gestão de bacias hidrográficas; estrutura e funcionamento de sistemas lênticos e lóticos; comunidades biológicas. Leciona em cursos internacionais da UNESCO. Tem participado em projetos científicos, nacionais e internacionais. Em 2012 é convidada pelo Diretor da Agência Portuguesa do Ambiente, do Ministério do Ambiente de Portugal, a presidir ao Concelho de Região Hidrográfica do Alentejo por reconhecimento de “mérito, prestígio académico ou profissional e trabalho de relevo desenvolvido na área dos recursos hídricos”. É autora de inúmeras comunicações e de trabalhos publicadas em livros e revistas internacionais.

  • Cristina Branquinho

    Cristina Branquinho

    Centro de Biologia Ambiental, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

    cmbranquinho@fc.ul.pt

    Cristina Branquinho é Doutorada em Ecologia desde 1997. É atualmente Investigadora Principal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal. Os seus temas de interesse são a Ecologia Aplicada nomeadamente a Ecologia Ambiental associadas a problemas de poluição da água, solo e ar. Tem desenvolvido trabalho na área da identificação de indicadores ecológicos de alterações climáticas. Recentemente tem trabalhado na área da ecologia das zonas áridas nomeadamente na área do restauro ecológico. Tem mais de 127 publicações na área da ecologia das quais 47 foram publicadas no ISI e tem um h-index de 13.

  • Maria do Carmo Sobral

    Maria do Carmo Sobral

    Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

    msobral@ufpe.br

    Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco; Mestrado na Universidade de Waterloo, Canadá; Doutorado e Pós-Doutorado na Universidade Técnica de Berlin, Professora Associada, Nível I da UFPE. Bolsista de Produtividade 2 do CNPq. Coordenadora da Área de Ciências Ambientais da Capes. Exerceu diversos cargos junto à administração do governo estadual de Pernambuco. Produção científica nas áreas de: Planeamento e Gestão Ambiental; Avaliação de Impactos Ambientais, Gestão de Recursos Hídricos e Indicadores de Sustentabilidade.

  • Judite Medina do Nascimento

    Judite Medina do Nascimento

    Universidade de Cabo Verde, Cidade da Praia, Cabo Verde

    judite.nascimento@adm.unicv.edu.cv

    Concluiu, em 2009, o Doutoramento em Geografia – Ordenamento do Território e urbanismo, na Universidade de Rouen-França. Em 2004 concluiu o Mestrado em Geografia – Planeamento Regional e Local, na Universidade de Lisboa. Terminou a sua Licenciatura em Geografia em 1995 na Universidade Estatal de Kharkov-Ucrânia. Foi Membro do Conselho Directivo do Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde e é professora do quadro dessa Universidade, desde a sua fundação. Foi docente de Geografia do antigo Instituto Superior de Educação em Cabo Verde desde a sua fundação em 1996 até à sua integração na Universidade. Tem dedicado as suas actividades de investigação e docência aos domínios científicos: ordenamento do território, planeamento e gestão urbanas, governanção urbana, geografia urbana e crescimento e desenvolvimento urbanos. Actualmente dirige o Centro de Investigação em Desenvolvimento Local e Ordenamento do Território da Universidade de Cabo Verde.

  • Othon Henry Leonardos

    Othon Henry Leonardos

    Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDS, Universidade de Brasília, Brasil

    othonleonardos@unb.br

    Geólogo, Mestre por Berkeley e Ph.D por Manchester. Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Universidade de Brasília. Coordena o mestrado, sustentabilidade junto a povos e terras indígenas no Centro de Desenvolvimento Sustentável inovando diálogos interculturais nas ciências da sustentabilidade. Realizou trabalhos pioneiros em geoquímica, metamorfismo, depósitos minerais, kimberlitos, rochagem, agroecologia. Hoje articula e integra saberes e fazeres para a sustentabilidade da vida e convívio multicultural.

  • Paulo Pinto

    Paulo Pinto

    Laboratório da Água, Centro de Geofísica de Évora, Universidade de Évora, Portugal

    ppinto@uevora.pt

    Doutorado em Biologia pela Universidade de Évora, é Professor Associado com Agregação da Universidade de Évora, Portugal. É membro do Centro de Geofísica de Évora. Tem desenvolvido a sua atividade em limnologia, nomeadamente nos aspetos relacionados com a qualidade ecológica, com a estrutura e funcionamento dos ecossistemas lóticos, com os impactes de fogos florestais, com as comunidades biológicas e com o voluntariado ambiental. Mais recentemente, o turismo sustentável e sua relação com o desenvolvimento rural passou outro vetor da sua atividade.

  • João Nildo de Souza Vianna

    João Nildo de Souza Vianna

    Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDS, Universidade de Brasília, Brasil

    vianna@unb.br

    Doutorado em Energia pela École Nationale Supérieure dArts et Métiers-ENSAM-Paris. Professor convidado da ENSAM-Paris. Membro do Comité de Consultivo do CNPq. Pesquisador sénior do Laboratório de Energia e Ambiente e do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Energia e Meio Ambiente, Termodinâmica Aplicada, Instrumentação Científica. Principais tema de interesse: relações entre energia e meio ambiente, desenvolvimento sustentável, cadeia produtiva dos biocombustíveis, emissões gases de efeito estufa, vulnerabilidade e adaptações às mudanças climática.

  • Myriam Lopes

    Myriam Lopes

    Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Universidade de Aveiro, Portugal

    myr@ua.pt

    Licenciada em Engenharia do Ambiente e Doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente, é Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro e membro do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM). Exerce atualmente as funções de Diretora de Curso do Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais, integrado na REAPLP. Desenvolve investigação em Alterações climáticas e gestão da qualidade do ar, em particular, poluição atmosférica e saúde, qualidade do ar em ambiente urbano, avaliação integradas de medidas de mitigação (biocombustíveis e biomassa) e adaptação às alterações climáticas.

  • José Maria Semedo

    José Maria Semedo

    Universidade de Cabo Verde, Cidade da Praia, Cabo Verde

    jmsemedo@cvtelecom.cv

    Geografo, Professor Auxiliar do Departamento de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde. Especialidade em Geografia Física, nos domínios de Gestão e Auditoria Ambiental e em Estudos Africanos. Pesquisas nos domínios de Geoecologia e Conservação de Paisagens, Geografia de Cabo Verde, Ambiente Natural e Cultura Cabo-verdiana, Património Natural e Património Cultural do Arquipélago de Cabo Verde. Entre 1990 e 2001 dirigiu o Projecto de Educação Ambiental do CILSS (Comité-inter-Estados de luta contra a seca no Sahel, em Cabo Verde. Desenvolve trabalhos de consultoria nos domínios de Estudos de Impacte Ambiental

  • Vanice Selva

    Vanice Selva

    Universidade Federal de Pernambuco

    vanice.selva@gmail.com

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, professora dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA na UFPE. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Gestão do Território atuando principalmente nos seguintes temas: análise e gestão ambiental do território, ecoturismo, turismo, ambiente, educação ambiental e sustentabilidade.

  • Teresa Fidelis

    Teresa Fidelis

    Universidade de Aveiro, Portugal

    teresafidelis@ua.pt

    Professora Auxiliar no Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO)da Universidade de Aveiro e colaboradora no CESAM. Lecciona unidades curriculares na área do Planeamento Avaliação e Gestão Ambiental em Programas de Mestrado nas áreas de Engenharia do Ambiente e do Ordenamento do Território e desenvolve investigação nos domínios do planeamento ambiental e recursos hídricos. Tem doutoramento em Ciências Aplicadas ao Ambiente pela Universidade de Aveiro, "Master of Philosophy in Town and Country Planning” pela Universidade de Manchester e Licenciatura em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Aveiro. É autora e co-autora de publicações científicas sobre o planeamento e governação ambiental. Foi coordenadora no DAO do Mestrado em Políticas e Gestão Ambiental da Rede Luso-Brasileiro de Gestão Ambiental.

  • Lia Vasconcelos

    Lia Vasconcelos

    Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Centro de Investigação IMAR, Faculdade de Ciências e Tecnologia | Universidade Nova de Lisboa

    lia.vasconcelos@gmail.com

    Doutorada em Engenharia do Ambiente – Sistemas Sociais pela Universidade Nova de Lisboa, é docente do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (desde 1985) e investigadora do IMAR – Instituto do Mar. A sua investigação tem-se centrado em novas formas de tomada de decisão e governância em planeamento e gestão ambiental, e é co-fundadora do WTeamUp, um grupo de acção-investigação que se foca em governância colaborativa. 

  • Carolina Lopes Araujo

    Carolina Lopes Araujo

    Faculdade UnB Planaltina e Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasil

    carolinalopesaraujo@yahoo.com.br

    Doutorando em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília, com pesquisas sobre os temas: participação social e a agenda política para o desenvolvimento sustentável, organizações coletivas e desenvolvimento local. Possui mestrado em Administração pela HEC Montreal (reconhecido no Brasil pela Universidade Federal de Minas Gerais). É professora do quadro efetivo da Universidade de Brasília, campus Planaltina, onde leciona no curso de Gestão Ambiental. Produção científica na área de cooperativismo, sustentabilidade, gestão de organizações coletivas, desenvolvimento sustentável e desenvolvimento local.

  • Maurício Luiz Sens

    Maurício Luiz Sens

    Universidade de Santa Catarina

    mls@ens.ufsc.br

  • Doris Sayago

    Doris Sayago

    Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDS, Universidade de Brasília, Brasil

    doris.sayago@gmail.com

  • João Serôdio de Almeida

    João Serôdio de Almeida

    Univeridade Agostinho Neto, Angola

    jmserodio1@hotmail.com

  • Laura Maria Goulart Duarte

    Laura Maria Goulart Duarte

    Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDS, Universidade de Brasília, Brasil

    lauraduarteunb@yahoo.com.br

    Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília, fez dois pós-doutorados na França, na Universidade de Montpellier 1 e no CIRAD. Professora da Universidade de Brasília-UnB, ocupou vários cargos universitários e no setor público. Foi Secretária-Executiva da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade de 2004 a 2008. Desenvolve atividades como Professora, Pesquisadora Colaboradora Sênior no Centro de Desenvolvimento Sustentável-CDS da UnB. De 2010 a 2012 foi Professora no Institut des Hautes Etudes de l Amérique latine Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, França e, a partir de novembro de 2012, é Consultora Visitante no International Center for Agricultural Research in the Dry Areas – ICARDA, Egito, onde desenvolve atividades de pesquisa junto às comunidades beduínas do deserto da região North Western Coast Zone (NWCZ). 

  • Maria Ilheu

    Maria Ilheu

    ICAAM, Universidade de Évora Portugal

    milheu@uevora.pt

    Mestre em Ecologia pela Universidade de Coimbra e Doutorada em Ecologia e Ambiente pela Universidade de Évora, é docente do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora (desde 1997) e investigadora-Coordenadora do ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas. A sua investigação tem-se centrado no estudo da Estrutura e Funcionamento dos Sistemas Aquáticos Mediterrânicos e dos Fatores antrópicos de Pressão; Conservação do Biota Aquático, com enfase na Ictiofauna; Qualidade ecológica e Impacto da introdução de espécies invasivas. É autora de inúmeras comunicações e de trabalhos publicadas em livros e revistas internacionais.